CONHEÇA ESTA NOVIDADE

OZÔNIOTERAPIA

Comprometidos com a excelência no tratamento odontológico e o bem-estar de nossos pacientes, a Clínica Tutóia tem a enorme alegria de poder anunciar a chegada deste incrível recurso para nossos atendimentos de urgência e emergência no Pronto-Socorro e também nos tratamentos especializados.

CONHEÇA A OZONIOTERAPIA

O QUE É O OZÔNIO?

O ozônio é normalmente conhecido como a camada presente na atmosfera, em forma de gás, composto por três átomos de oxigênio. Na atmosfera tem como função a absorção de radiação ultravioleta.

Essa substância pode ser também produzida artificialmente por meio de um gerador de ozônio medicinal que faz com que uma corrente elétrica passe através de oxigênio puro formando a mistura oxigênio-ozônio (O2 – O3) em concentrações e doses corretas para o uso medicinal. Essa mistura produz 95% de O2 e 5% de O3. É uma molécula instável com uma vida média de 40 min a 20ºC.

E A OZONIOTERAPIA?

Já a ozonioterapia, se caracteriza pelo uso do ozônio como agente terapêutico frente a um grande número de patologias. Foi utilizado na I Guerra Mundial, em feridas, como agente antisséptico.

É um dos melhores desinfetantes existentes, capaz de prevenir infecções, já que destrói, neutraliza e/ou inibe o crescimento de microrganismos patógenos.

FORMAS DE USO

O ozônio pode ser usado em forma de gás, em água ou óleo.

O gás se caracteriza pela mistura de oxigênio puro (medicinal) e ozônio.

A água ozonizada é a mistura de água bidestilada ou água de osmose reversa (águas de alta pureza) com ozônio. É de grande utilidade na odontologia, principalmente no tratamento de canais dentários, cirurgias e de afecções da gengiva.

Á água ozonizada é também utilizada no tratamento de queimaduras. Esta solução é útil para o tratamento e desinfecção de feridas infectadas, para remover o pus, áreas necróticas e eliminar germes em geral.

O óleo ozonizado deve ter um índice peróxido (IP) adequado e deve ser utilizado somente de forma tópica. Devido ao efeito antimicrobiano e bioestimulador, pode ser usado em diferentes situações.

Como exemplo: feridas, queimaduras, infecções cutâneas, micose nas unhas (onicomicose), candidíase, Pé de atleta, herpes, edemas (inchaços locais), atenuação de rugas, dermatites.

AÇÔES

Diversos estudos já comprovaram os benefícios do ozônio medicinal, sendo alguns deles:

• Ação antimicrobiana: o ozônio é efetivo contra vírus, fungos e bactérias
  • Efeito anti-inflamatório e analgésico;
  • Ativação de células imunocompetentes;
  • Ativação do sistema imunológico;
  • Ativação do metabolismo das hemácias com a melhora da oxigenação e aumento dos níveis ATP;
  • Aumento da capacidade antioxidante

INDICAÇÕES

O ozônio é utilizado de forma complementar e não de forma alternativa, não podendo substituir o tratamento realizado pelo dentista. Sua aplicação é indicada em diversos casos, como por exemplo:

• Cáries: em face a característica antibactericida pode-se fazer uso da água e gás ozonizado.
  • Hipersensibilidade sem presença de cárie: ação antinflamatória
  • Tratamento endodôntico (canal): combate microorganismos, auxilia na cicatrização da região periapical (ponta da raiz), estimula regeneração.
  • Gengivite: diminui a adesão de placa à superfície dental, ação antinflamatória
  • Periodontite: combate as bactérias sensíveis ao ozônio. Tem ação antinflamatória
  • Cirurgias: reduz ocorrência de infecção, promove cicatrização, ação antinflamatória
  • Lesões de tecido mole: aftas, traumas: acelera a cicatrização de feridas da mucosa.
  • Pericoronarite (siso)
  • Clareamento
  • Osteonecrose
  • Problemas de ATM: diminui sintomatologia dolorosa
  • Herpes: afeta 40% da população mundial, sendo transmitida por contato direto. Apresenta dor local, ardência, prurido (coceira) com múltiplas vesículas (bolhas) geralmente na boca, lábios e gengivas. Pode-se utilizar a água, gás e óleo ozonizado que promove efeito analgésico, imuno estimulante, bactericida, antiviral, antinflamatória, antioxidante e no processo de cicatrização.

CONTRA INDICAÇÕES

Não deve ter contato com pulmões e olhos que são muito sensíveis ao gás ozônio devido a sua baixa capacidade antioxidante e neutralizante.

Em relação as contra-indicações da ozonioterapia, os autores citam as gestantes, portadores de favismo, hipertireoidismo, anemia grave, miastenia grave e hemorragia ativa.

A OZONIOTERAPIA AQUI NA CLÍNICA TUTÓIA

A partir de agora você poderá contar com mais este diferencial em nossos procedimentos, com excelente ação cicatrizante, bioestimulante (estimulação de tecidos), antinflamatória e antimicrobiana. O ozônio será utilizado como terapia complementar em diversos casos de cirurgias, tratamentos de doenças periodontais, feridas e aftas; herpes; como estimuladores da reparação de tecido mole e ósseo; terapias de problemas da articulação temporo-mandibular; em Harmonização Facial, para redução de gorduras, estimulação de colágeno, redução de olheiras entre outros.

Em nosso atendimento de Pronto Socorro também há ampla utlilidade para a redução de contaminação de canais, lesões de tecidos, dores de ATM, entre outros, trazendo maior conforto para nossos pacientes.

Venha conhecer essa novidade!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Baysan, Aylin, and Edward Lynch. “The use of ozone in dentistry and medicine.” Primary Dental Care 2 (2005): 47-52.

Bocci, Velio Alvaro. “Scientific and medical aspects of ozone therapy. State of the art.” Archives of medical research 37.4 (2006): 425-435.

Schwartz-Tapia, A., et al. “Madrid Declaration on Ozone Therapy.” ISCO3 (International Scientific Committee of Ozone Therapy): Madrid, Spain (2015).

Cardoso, Ilka Lauanny Ferreira, et al. “ALTERNATIVA DE TRATAMENTO COM OZONIOTERAPIA PARA RECORRÊNCIAS DO HERPES VÍRUS LABIAL–relato de caso.” Psicologia e Saúde em debate 4.Suppl1 (2018): 41-41.

× Como posso te ajudar?