Aparelho Ortodôntico

UM BELO SORRISO COM

Aparelhos Ortodônticos

Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

Existem três tipos básicos de ortodontia: a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.

A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentes decíduos; nesta fase é comum usarmos aparelhos móveis.

A Ortodontia Interceptativa é focada em intervir durante a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptá-lo para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases ósseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Nesses casos podemos usar tanto aparelhos móveis como aparelhos fixos.

A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado. Geralmente fazemos ortodontia corretiva em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a maloclusão já instalada há maior dificuldade em reverter o problema,  muitas vezes sendo necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos (Ex:cirurgia ortognática) ou até extrações de dentes para criação de um espaço para trabalho.

Neste caso usamos, na maioria das vezes, aparelhos fixos e ainda alguns aparelhos acessórios.

 

Faça uma avaliação conosco para saber qual opção pode funcionar melhor para você.

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Ligue agora!
pt Portuguese
X