6 razões para dores de dente – nem sempre são cáries

Mais frequentemente do que se pensa, as pessoas são informadas de que suas dores de dente são causadas por cáries e podem ser remediadas, desde que visitem seu dentista e pratiquem a higiene oral adequada. Embora isso possa ser verdade, existem alguns casos em que a causa subjacente da dor de dente não é apenas cárie, mas também uma complicação séria.

Algumas razões pelas quais os dentes doem incluem:

Complicações com a saúde

Às vezes, ter um dente dolorido é apenas um dos sintomas de outra complicação mais séria. Por exemplo, o esmalte dos dentes pode já estar desgastado por um hábito excessivo de ranger os dentes chamado bruxismo. Às vezes, pessoas com sinusite severa também sentem suas gengivas doloridas. Entretanto, há também casos em que a dor de dente é um dos resultados dos distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).

Dentes do siso impactados

Embora você vá regularmente ao seu dentista para examinar os dentes e praticar a higiene bucal adequada, pode se deparar com uma dor de dente sem nenhuma razão aparente relacionada à cárie. Muitas vezes, os dentes do siso impactados também podem ser a causa.

Infecção grave na boca

Mesmo que não haja cáries, a dor de dente também pode ocorrer quando há uma infecção na boca ou no interior da linha da gengiva. A dor de dente, particularmente uma palpitação constante, pode até ser causada por um dente com abscesso ou rachado, embora não haja aparência externa da infecção.

Sensibilidade dentária

Quando o esmalte fica desgastado, alguns dos dentes já podem ter nervos expostos, que provocam dor quando você come alimentos quentes ou frios. Se os seus dentes estão sensíveis dias após um tratamento dentário, pode ser que uma parte dos tecidos pulpares nos dentes tenha inflamado.

Gengivite

A gengivite, enquanto causa comum de dor de dente, também é grave. Se não for tratada, pode levar a complicações mais sérias, como a doença periodontal. A doença periodontal acontece quando a gengivite tem progredido profundamente na boca que as bactérias já inflamaram e infectaram a estrutura óssea na base dos dentes. Além da dor de dente, a gengivite também pode ser um sintoma de distúrbios mais graves, como câncer, diabetes mellitus e deficiência de vitaminas.