Por que você deve limpar a sua língua?

Por que você deve limpar a sua língua?

Quando as pessoas pensam em sua saúde bucal, a maioria delas se concentra na escovação e no uso do fio dental, sem perceber que os dentes compreendem apenas 1/20 de todas as superfícies orais!

Imagine que em nossas bocas vivem mais de 700 diferentes cepas de bactérias que se acumulam em todos os tecidos duros e moles de nossa boca, incluindo nossas bochechas, gengivas e especialmente a língua.

A superfície da língua é coberta por pequenas protuberâncias chamadas papilas, e dentro de seus pequenos sulcos coletam bactérias, células mortas da pele e partículas de comida. Esta camada de bactérias e outros detritos presos na língua podem causar mau hálito e uma descoloração branca da língua.

Não só isso, mas as bactérias na língua também podem se depositar nos dentes e nas gengivas mesmo depois de limpas, aumentando a probabilidade de acúmulo de placa e tártaro, bem como a cárie dentária e a doença da gengiva.

A saúde da sua língua é tão importante quanto a dos seus dentes e manter uma língua saudável e limpa que não aninhe as bactérias é fundamental para evitar outras doenças graves.

A maioria das pessoas pensa que usar um enxaguante bucal é a melhor maneira de se livrar da respiração desagradável, mas infelizmente não é esse o caso.

Quando se trata de halitose, na maioria das vezes a primeira causa é o biofilme (um grupo de microrganismos) que cobre a língua. A lavagem somente não funciona porque, quando se usam enxaguantes bucais, apenas as células externas do biofilme são destruídas, e as células abaixo da superfície ainda se desenvolvem.

Para combater o mau hálito, precisamos remover fisicamente o revestimento do biofilme. É por isso que limpar a língua deve fazer parte de sua rotina diária de saúde bucal.

Veja também  5 motivos para rir e sorrir mais que você não sabia

Como você limpa sua língua?

Existem duas maneiras principais de limpar corretamente sua língua: escovar (você pode usar sua escova normal) e raspagem (com um raspador de língua).

A melhor e mais eficaz maneira de limpar sua língua é usando um raspador de língua. Coloque o raspador na parte de trás da língua enquanto coloca a língua para fora, e com uma pressão uniforme, deslize o raspador para baixo ao longo da superfície da língua em direção à ponta. Lave o raspador e repita, certificando-se de passar da parte de trás da língua para a ponta, para não ingerir acidentalmente as bactérias que estão sendo removidas. Uma vez que toda a superfície da língua tenha sido raspada, limpe e seque completamente o raspador de língua, e escove e passe fio dental nos dentes normalmente.

Escove a língua pelo menos duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite.

Comece este hábito saudável hoje e aproveite todos os benefícios dele – hálito fresco, sabor melhorado e saúde bucal em geral.

Se você tentar todas essas técnicas e o mau hálito continuar a atormentá-lo, pode haver um problema dentário subjacente. Consulte o seu dentista o mais rapidamente possível, para que os seus dentes possam ser examinados quanto a cáries ocultas e outros problemas.

 

Por: Martina Crisma
Traduzido de: http://www.drmichaels.com/blog/why-should-you-clean-your-tongue

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Ligue agora!
pt Portuguese
X