Dentistas 24 horas

O que são consideradas Urgências Odontológicas?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) define, conforme a Lei 9656/98, as emergências como sendo as situações que implicam risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente e, as urgências, como aquelas resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional.

No caso da odontologia podemos dizer que as emergências geram risco à vida do paciente como são os casos de hemorragias após extrações dentárias.

Nos Pronto Socorros Odontológicos as urgências são mais comuns. Estes estabelecimentos atendem tanto pacientes portadores de convênios como particulares e têm como base o Rol de Procedimentos da ANS. Esse rol é composto por 09 itens. São eles:

I – Curativo e/ou sutura em caso de hemorragia bucal/labial: está relacionado, em sua maior parte, a sangramentos após extrações dentárias;

II – Curativo em caso de odontalgia aguda /pulpectomia/necrose: consiste na abertura de canal, sem contudo, concluir o tratamento;

III – Imobilização dentária temporária: consiste na imobilização de dentes com mobilidade após acidentes;

IV – Recimentação de trabalho protético: consiste na recolocação (recimentação) de coroas (unitárias ou não);

V – Tratamento de alveolite: pode estar relacionada a infecção após extração, podendo ser seca ou úmida;

VI – Colagem de fragmentos: consiste na colagem dente-dente após fratura;

VII – Incisão e drenagem de abscesso extra oral: consiste na incisão (corte) em região com coleção purulenta por fora do rosto;

VIII – Incisão e drenagem de abscesso intraoral: consiste na incisão (corte) em região com coleção purulenta por dentro da boca;

IX – Reimplante de dente avulsionado: consiste na recolocação de dente após acidente nos casos em que o (s) mesmo (s) saiu (saíram) com a raiz. Após a recolocação do elemento ao seu local de origem é realizada a imobilização do mesmo.

Alguns convênios têm uma cobertura adicional para os casos de urgência como por exemplo o conserto de dentaduras e próteses móveis em consultório, restaurações de dentes anteriores e confecção de coroa provisória unitária.

Veja também  6 razões para dores de dente - nem sempre são cáries

É importante destacar que o atendimento de urgência não substitui o atendimento realizado pelo dentista de tratamento (eletivo), sendo “apenas” um atendimento primário, sem maior aprofundamento para solução definitiva.

Assim, caso você precise passar por um atendimento de urgência, é importante que você siga as orientações do dentista e busque a continuação do tratamento de suas necessidades para resolução definitiva do problema.

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Call Now Button Ligue agora!
pt Portuguese
X