Envelhecimento Facial: O Inimigo nº 1 da Beleza

A face é a parte do corpo mais exposta e é a mais analisada pelas outras pessoas, pois é através dela que ocorre a leitura de nossas expressões emocionais, é através dela que nos revelamos aos outros, portanto é a mais observada; é nossa porta de entrada para o mundo.

O envelhecimento da pele é inevitável, a expectativa de vida vem aumentando rapidamente e em breve as mulheres viverão mais de 50% de suas vidas após a menopausa, com o rápido aumento da expectativa de vida, as mulheres conviverão mais com seu inimigo número 1 que é o envelhecimento facial.

Em média a partir dos 30 anos de idade, a pele perde gradualmente seus principais componentes, que são uma importante rede de colágeno e elastina – que estrutura a derme –  e abundante ácido hialurônico – que promove a hidratação. Com a perda destes componentes formam-se, portanto as rugas, a pele torna-se mais fina, sem flexibilidade e cada vez mais desidratada, trazendo o aspecto inconfundível do envelhecimento.

Não é apenas a pele que sofre alterações com o tempo, as estruturas de suporte como os ossos e importantes compartimentos de gordura também contribuem para o aspecto envelhecido da face.

Hoje existem diversos recursos para retardarmos este processo, a Harmonização Facial  tem importantes tratamentos para trabalhar com a prevenção do envelhecimento, e também com processos já adiantados de peles maduras como tratamentos de mesoterapias, PRP, bioestimuladores, etc.

Estes tratamentos podem melhoram muito a qualidade da pele, tanto na hidratação como na diminuição de linhas de expressão, as famosas rugas, mas como fator principal todos eles estimulam a formação de colágeno.

As mesoterapias são tratamentos mais superficiais da pele, (ex. o microagulhamento) utilizadas especialmente em tratamentos preventivos de envelhecimento, assim como para melhorar a qualidade geral de pele, remoção de algumas manchas e marcas de acne.

O PRP é uma fração do sangue da própria pessoa, logo é totalmente natural.

 

– Já ouviu falar que a beleza está no sangue?

 

Isso é o famoso plasma que é uma fração do sangue,  riquíssimo em fatores de crescimento que promovem profundo estímulo de colágeno, traz hidratação para a pele, remove rugas finas, trata muitos casos de olheiras e traz aparência saudável e viçosa para a face.

Os bioestimuladores são utilizados para peles maduras, que precisam de um tratamento  mais profundo de estímulo de colágeno a longo prazo. Tratam rugas finas e médias, trazem vida para a pele. Dentre estes materiais há diversas opções, cada um com indicações mais precisas, muitas vezes também são usados para reposição de estruturas de sustentação da face.

O tratamento do envelhecimento da pele é uma pequena porção do trabalho realizado pela Harmonização Facial, pois como o nome já diz, trazemos a harmonia através de uma profunda avaliação das proporções faciais, além da condição de pele; trabalhando pontos de deficiência  ou excesso de cada face, seja pela falta de estrutura labial à necessidade de remoção de excesso de gordura.

Você já reparou no aparecimento de olheiras? Como vamos com o tempo ficando com o aspecto de cansaço e achamos que isso está acontecendo porque trabalhamos muito? Rosto caído? Acúmulo de gordura nas laterais e embaixo, que parece que o rosto “despencou”, e formou o famoso “Buldoguinho”? Queda na ponta do nariz – ele era mais empinadinho antes?

Não se assuste, tudo isso faz parte de um processo natural de envelhecimento e vai acontecer com todo mundo. E como já falamos estamos passando por uma transição que em breve as mulheres viverão mais de 50% de suas vidas após a menopausa, já estamos neste caminho, pois hoje já vivemos muito mais anos que gerações passadas.

Como já falamos o processo de envelhecimento facial não ocorre apenas na pele com a perda de colágeno, ocorre também alterações ósseas e alterações de importantes compartimentos de gordura.

As aberturas das cavidades das órbitas, que alocam os olhos, se tornas maiores, devido a reabsorção das laterais dos ossos, fazendo com que os olhos fiquem mais fundos, pois perdem sustentação. Há reabsorção da maxila (região lateralizada ao nariz, abaixo dos olhos), o que contribui muito para o caimento da face. Reabsorção da abertura piriforme, região de sustentação da base do nariz, que faz então com que a ponta dele caia. Estes são alguns exemplos de reabsorções ósseas e há outras não menos importantes que fazem parte do envelhecimento facial.

Ocorre também a migração de compartimentos de gordura na face. Temos diversos compartimentos separados e alguns deles, os mais superficiais, se deslocam devido a perda de sustentação óssea e também pelo efeito da gravidade, fazendo com que seja diminuído o volume no terço médio (região abaixo dos olhos – na “maçã do rosto”) e com que fiquemos com acúmulo de gorduras localizadas no terço inferior  – “o buldoguinho” e consequentemente promove o aparecimento da papada, isso é o processo da queda facial.

Há na Harmonização Facial tratamentos que revertem este aspecto envelhecido, trazendo para a face mais jovialidade, e para este  tratamento de perda de estrutura óssea e de gordura, trabalhamos de forma a devolver volume para estas regiões deficientes, e para isso utilizamos principalmente os preenchedores, como por exemplo o plasma gel, ácido hialurônico, e alguns bioestimuladores, estes materiais dão suporte para os tecidos, trazem jovialidade para nossa expressão facial.

Para o acúmulo de gorduras em regiões indesejadas, realizamos o emagrecimento facial com um material aplicado no consultório, que remove o excesso de gordura sem a necessidade de cirurgia.

É importante salientar que assim como o envelhecimento facial é um longo processo que se inicia ainda quando nos sentimos com máxima vitalidade e nos acompanha por todo o restante da vida, dia após dia; o tratamento realizado pelo profissional também é um processo e não uma aplicação única (a não ser que o problema seja pontual) e para a desenvoltura de um bom trabalho é necessário realizar etapa por etapa, afinal não paramos de envelhecer nunca.

Temos hoje importantes ferramentas para envelhecermos bem e com qualidade, pois sabemos que o corpo não acompanha a vitalidade da mente; é preciso muita aceitação e conscientização para isso, mas podemos aliviar este peso do aspecto envelhecido nos cuidando, lidando melhor com este processo e acima de tudo – nos sentindo bem; não é preciso termos que sorrir e vermos os pés de galinha, as marcas na testa, as olheiras, etc. Quanto antes iniciarmos os tratamentos melhor será.

 

A Harmonização Facial é o cuidado que cada pessoa precisa para se manter jovem e com a pele bonita e viçosa, com a autoestima alta que acompanha a maturidade emocional já estabelecida. Afinal nosso rosto é a porta de entrada para o mundo, é ele que nos apresenta e convida as outras pessoas a nos conhecer!

Na Clínica Tutóia temos diversas soluções para cuidar da sua beleza!

harmonização facial

Clique aqui para conhecer os tratamentos de Harmonização Facial que oferecemos

Cuide de você, se promova este carinho, você merece! Agende uma avaliação!

 


Joyce Fugiwara

Joyce Fugiwara

Responsável Técnica da Clínica Odontológica Tutóia Dra. Fabia Joyce Greb Fugiwara CRO.: 80.552

Acompanhe-nos nas redes sociais!

Call Now Button Ligue agora!
pt Portuguese
X